Vânia Cagnassi – Linkedin

1. Qual a história da sua Trajetória Profissional?

Formada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Bernardo, comecei como secretária quase por acaso. Trabalhava no Banco Itaú como caixa e decidi arriscar, aplicando para uma vaga de Assistente Administrativa na TV Record.

2. Qual o papel da secretária executiva nos dias de hoje?

Os papéis são múltiplos e cada vez mais alinhados com a Cultura e os Valores das Empresas. Eu realmente acredito que nossa posição é transformadora. Nosso papel é de fortalecer e construir a imagem da nossa empresa (representada por nossos executivos), construindo e mantendo bom relacionamento, tornando-se uma fonte confiável e fundamental dentro das organizações.

2. O que você pode dizer sobre empatia e positividade e como se aplicam à sua vida pessoal e profissional?

Primeiro de tudo conhecer-se e entender o impacto que suas atitudes têm sobre os outros. Positividade é um ponto muito importante na minha vida. Acordar com a disposição e manter o bom humor para enfrentar os problemas e as adversidades do dia a dia é um excelente ponto de partida.

3. O que te motiva e te transforma?

Meus filhos em primeiro lugar. Saber que dependem de mim, geral um sentimento de pertencimento muito grande, até de importância mesmo. Depois que me tornei mãe fica difícil imaginar qualquer atitude ou ação cujos resultados ou fins não estejam ligados a eles,

4. Se você assumisse um cargo gerencial, quais as características você buscaria na sua secretária?

No LinkedIn já tenho uma assistente. Me vejo muito nela e ela em mim. Vontade de aprender, persistência, bom humor e acima de tudo ser do bem.

5. O que devemos esperar do Painel de Tendências e Inovações em Secretariado Executivo?

Não acho que exista assunto antigo ou novo. Eu realmente creio que temos que nos conhecer e também conhecer o ambiente e a cultura da organização em que trabalhamos. Conhecer a sua indústria antes de mais nada, ser capaz de explicar o que ela produz ou os serviços que ela presta são importantíssimos. Uma vez respondida essa pergunta, fica mais fácil focar naquilo que é necessário, aprendendo e aprimorando uma característica. Assuntos como conhecer as Redes Sociais e usá-las a seu favor, conectividade com os diversos interlocutores, design thinking e criatividade são muito interessantes e aplicáveis em qualquer hora ou local.