Solange Giorni:Escritora

 

Qual a história da sua Trajetória Profissional?

Iniciei o meu caminho como Secretária na década de 80 e pude, a partir de então, experienciar a evolução da profissão até os dias atuais.

Tive a oportunidade de utilizar alguns equipamentos, hoje desconhecidos por muitos, como a máquina manual de datilografia, depois a elétrica, o computador de tela verde e em seguida um modelo 386 e 486, já com a tela colorida! Operei, também, o telex, que deu origem ao fax, e utilizei o famoso PABX, até chegar aos equipamentos ultramodernos que a tecnologia trouxe para o nosso trabalho como profissional de Secretariado.

Vivenciei alguns modelos de gestão, inclusive participando – já como responsável pela sua implantação nas Organizações onde atuei – da Qualidade Total, Reengenharia, Gestão por Competência e de Conhecimento, etc. Durante todo esse percurso fui tomando consciência do que a profissão me permitiria ser: uma pessoa com total autonomia para atuar e com um enorme poder para dividir e até mesmo me encarregar de deliberações junto à cúpula diretiva das Organizações. Foram bons 30 anos vivenciados na profissão de Secretariado, na qual iniciei como recepcionista e bem rápido me tornei uma Secretária, inicialmente de departamento, e depois superintendência, diretoria e… presidência. Obedeci a uma ordem hierárquica, acompanhando e sentindo bem de perto a evolução da profissão.

Paralelamente, tornei-me também: professora e coordenadora universitária do curso de Graduação e Técnico em Secretariado; Consultora e palestrante para níveis gerenciais e atualmente escritora para área secretarial.

Quais são as principais características de um empreendedor de sucesso?

Um empreendedor é aquela pessoa inquieta, que está sempre querendo o NOVO, que não se conforma com o que está acontecendo agora e que não tem medo de compartilhar suas ideias com sua equipe e superiores, porque mantém o foco na melhoria contínua da empresa onde atua e na sua própria.

Quais os principais desafios de uma Secretária empreendedora?

Considero como desafio para uma Secretária ser empreendedora é ela ser constantemente  uma profissional inquieta, visionária e inovadora. Deve acreditar que estas características, muitas vezes difícies,  pode torná-la um diferencial em sua empresa.

O que te motiva e te transforma?

A minha motivação principal é viver e com muito sentimento, sim sentimento! Lidamos com pessoas, seres de carne, osso e que possuem muitos sentimentos as quais devemos entendê-los e respeitá-los. Não consigo realizar nada em minha vida em que o sentimento não esteja presente, principalmente o amor! Amor nas relações! Amor nas realizações! Amor na profissão!

As minhas transformações são baseadas nos meus sonhos que para serem realizados enfrento inúmeros obstáculos que sempre me mostram os caminhos que devo seguir. E necessito para isso a busca constante do conhecimento, da técnica e do sentimento aliado a minha experiência de vida.

Se você assumisse um cargo gerencial, quais as características que você buscaria na sua secretária?

Alguém que fosse a minha “continuação” e pudesse desenvolver as seguintes habilidades:

Dominar os conhecimentos técnicos relativos à atividade profissional:

– Elaborar, redigir e expedir documentos;

– Planejar, organizar e acompanhar reuniões;

– Estruturar as agendas de trabalho;

– Administrar serviços administrativos, incluindo os recursos humanos;

– Ordenar as ligações telefônicas, efetuando-as e filtrando-as;

– Programar as viagens e seu roteiro.

 

O que devemos esperar do Painel de Empreendedorismo e Transição de Carreira?

O Painel de Empreendedorismo e Transição de Carreira estabelecerá condições de demonstrar ao Profissional de Secretariado, que deseja ter destaque em sua área de atuação, que ele deve se ver como educador, um líder inovador e criativo; um Coaching, um empreendedor que desafia os obstáculos do dia a dia de trabalho; um profissional em que os outros possam de se espelhar e se orgulhar!